Um dos maiores desafios das empresas é motivar os seus recursos humanos, pois eles são fundamentais para que a organização atinja o sucesso. A partir da motivação dos colaboradores, tem-se uma equipe decidida, comprometida, confiante e estimulada para realizar as suas tarefas.

Assim, faz-se necessário atender e satisfazer as suas necessidades e desejos. Neste artigo, vamos entender melhor como a motivação afeta o desempenho de sua empresa. Aproveite e confira algumas dicas de como melhorar o ambiente de trabalho e, com isso, aumentar a motivação dos seus colaboradores!

Por que é importante motivar os colaboradores?

A motivação tem um papel fundamental para a realização das tarefas diárias dentro das empresas, pois afeta diretamente na qualidade de vida e no comportamento dos colaboradores.

Quando motivado, o colaborador tem mais disposição e capacidade para desempenhar as suas funções. Dessa forma, a motivação gera maior produtividade, um ambiente de trabalho mais agradável e mais satisfação entre os colaboradores.

A motivação encontra-se associada a diversos fatores, como expectativas, objetivos pessoais, reconhecimentos, condições adequadas para a realização do trabalho, incentivos, reforços positivos e autonomia para tomada de decisões.

Portanto, faz-se necessário que os gestores se preocupem com as condições de trabalho que oferecem aos seus colaboradores. De modo a proporcionar condições que os motivem e, assim, sejam mais produtivos.

Então, como melhorar o ambiente de trabalho?

Conhecer e ouvir cada pessoa de sua equipe

Conhecer cada colaborador é o principal aspecto para compreender quais sãos os fatores que o motiva. A partir daí, será possível oferecer motivos que faça com que aumente o seu empenho e qualidade no trabalho realizado.

Ouça seus colaboradores e entenda o que eles desejam e esperam da empresa. Também saiba quais são os seus objetivos pessoais, para entender como a empresa impacta em suas vidas. Para tanto, promova gincanas ou realize happy hour.

Oferecer horários flexíveis

Um horário de trabalho flexível permite aos colaboradores escolherem a própria jornada de trabalho. Com isso, podem obter um equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional e, assim, aumentar a motivação no ambiente de trabalho.

Essa flexibilidade é muito atraente para os colaboradores, mas a empresa precisa ter cuidado com a legislação, comunicar claramente as regras para os colaboradores e escolher a modalidade de horário flexível de acordo com a realidade da organização.

Investir em programas sociais e de saúde corporativa

Um ambiente de trabalho saudável e seguro é importante para garantir o bom desempenho dos colaboradores. Dessa forma, a empresa demonstra que se importa com o bem-estar da equipe, que se torna mais engajada.

Para tanto, promova atividades educacionais e culturais, crie um espaço dentro da empresa para os colaboradores descansarem, ofereça ginástica laboral ou descontos em academias e benefícios atraentes.

Fornecer as ferramentas e condições adequadas

Disponibilizar todas as ferramentas e condições adequadas é essencial para a execução das tarefas e para o bom andamento da organização. Então, atenda as solicitações de compra ou manutenção de equipamentos.  

Garanta condições adequadas para que os colaboradores se sintam confortáveis durante a jornada de trabalho. E mantenha o ambiente de trabalho organizado para evitar conflitos.

Como vimos, a motivação dos colaboradores pode ser alcançada com as estratégias certas, desde que o gestor conheça realmente quais são as necessidades e desejos deles. Dessa forma, as empresa também podem se tornar mais rentáveis e lucrativas.

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe no Facebook com seus amigos.