Se você atua no setor de recursos humanos, é imprescindível conhecer as principais tendências de RH para os próximos anos, identificando as oportunidades de crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Neste artigo, separamos as principais tendências para você ficar de olho e começar a pensar na implementação de novos modelos dentro do setor de recursos humanos do seu negócio. Confira!

Computação na nuvem

Tanto o armazenamento de documentos na nuvem quanto a utilização de sistemas de gestão em nuvem são tendências que contribuem significativamente para a melhora na rotina e na produtividade dentro das empresas.

Esse tipo de solução permite, por exemplo, exercer atividades remotamente e acessar informações de qualquer lugar, em qualquer horário, sendo necessário apenas um equipamento com acesso à internet. 

Investir em computação na nuvem deixou de ser uma alternativa para se tornar uma necessidade, uma vez que ela reduz custos para o negócio e aumenta a segurança envolvendo o trato de informações.

Agilidade no recrutamento

O processo de recrutamento pode ser demorado e ineficiente, o que gera custos elevados e impacta negativamente nos resultados do setor de recursos humanos.

A agilidade no recrutamento é uma das tendências em que o empresário deve ficar de olho. Vale pensar em como criar um ambiente favorável para obter melhores resultados, contando, por exemplo, com o uso da tecnologia para aprimorar o processo de contratação de novos colaboradores.

Recursos tecnológicos

A tecnologia já está totalmente integrada na rotina das empresas e dos seus diversos setores, e com o RH não é diferente. Entretanto, a tendência é que a tecnologia se expanda ainda mais nos próximos anos, principalmente em setores como o departamento pessoal.

Todos os anos têm surgido no mercado novas soluções tecnológicas, voltadas para a otimização das atividade do setor, como, por exemplo, os softwares de gestão, medicina e segurança do trabalho. 

A tendência é que a médio prazo todas as empresas já possuam sistemas específicos integrados entre setores e direcionados especificamente para as suas necessidades. o setor de RH será um dos mais beneficiados em razão da alta burocracia envolvida em suas rotinas e da contribuição que a tecnologia traz para o setor.

Big Data

Hoje, uma das grandes sacadas das empresas na elaboração do seu planejamento e na obtenção de informações sobre o negócio diz respeito à utilização dos dados. O big data é a metodologia tecnológica por meio da qual os dados são utilizados para fornecer informações realistas sobre oportunidades para o crescimento do negócio.

Muito embora se fale pouco no big data dentro dos recursos humanos, ele já vem sendo adotado pelo setor e tem oferecido às empresas dados relevantes para as suas estratégias de atuação no mercado.

Manter-se atualizado sobre o mercado e as tendências que se destacam no seu setor é um ponto-chave para aumentar a competitividade frente ao mercado e garantir a sinergia entre todos os setores do negócio.

Você gostou de conhecer as principais tendências de RH? Então aproveite para aprofundar o seu conhecimento! Confira mais um artigo especial e descubra a importância de fazer uma gestão de segurança do trabalho adequada na sua empresa.