A promoção da saúde e segurança no trabalho são questões que ultrapassam os limites legais e as exigências que a legislação trabalhista impõe: ela esta totalmente relacionada com o bem-estar e a satisfação dos seus colaboradores.

No artigo de hoje, mostraremos alguns pontos importantes sobre essa questão, passando pelo conceito, normas legais e outros que precisam ser observados. Acompanhe!

O que é a promoção da saúde e segurança no trabalho?

A Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) define a promoção da saúde como um conjunto de ações que são manifestadas por alterações no estilo de vida do indivíduo e que resultam no risco de contrair doenças.

Em se tratando de segurança, o conceito é, basicamente, um conjunto de técnicas e práticas que previnem acidentes de trabalho ou a utilização de determinados equipamentos que protegem o trabalhador, caso algum incidente venha a ocorrer.

A promoção desses dois elementos dentro do ambiente empresarial é de extrema importância para garantir o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários. Além disso, ela também se trata de uma obrigação legal, conforme veremos no próximo tópico.

Quais são as principais normas que regulamentam esses aspectos?

Além das normas gerais que obrigam o gestor a cuidar da saúde e segurança do trabalho, como a própria Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e a Constituição Federal, existem outros dois documentos legais que regulamentam questões mais específicas.

Uma delas é a Política Nacional de Proteção da Saúde, que tem por objetivo promover a qualidade de vida e reduzir riscos e vulnerabilidades relacionadas a condições de trabalho e outras questões.

Além dela, temos a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador. Essa é mais específica para as relações de emprego e os cuidados que os gestores precisam ter para garantir esses dois elementos.

Como funciona a prevenção no ambiente de trabalho?

A prevenção de acidentes e a correção de erros que podem levar a eles é uma ação fundamental para o seu negócio e necessita de extrema atenção por parte dos gestores do empreendimento — especialmente aqueles que são responsáveis pelo departamento de Recursos Humanos.

Assim, esses responsáveis devem conhecer a fundo as políticas de promoção da saúde e segurança no trabalho a fim de auxiliar o treinamento e conscientização dos demais colaboradores.

Nesse sentido, a empresa pode realizar alguns programas que contribuem para um ambiente seguro e saudável. Isso pode ser feito oferecendo alimentos saudáveis, garantindo o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de qualidade, bem como promover um espaço agradável e produtivo, que faça com que os colaboradores se sintam bem.

Agora que você entendeu como funciona e qual a importância da promoção da saúde e segurança no trabalho, não perca tempo e comece a investir nessa área em sua empresa. Além de atender às exigências legais, você também contribuirá para o aumento do bem-estar de seus funcionários.

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