Ele sempre está atrás de nós, nos aflige, nos consome, nos dá medo e apreensão! Trabalhar é lidar com o tempo, cumprir prazos, entregar tarefas na hora prevista para evitar problemas. Fazer uma boa gestão de empresas passa por saber controlá-lo e fazer o melhor uso possível desse recurso para garantir um bom resultado no trabalho.

Assim, nossa proposta aqui é elencar 4 dicas para otimizar o tempo no trabalho. Vamos abordar pontos como planejamento, metas diárias e delegação de tarefas. Confira!

1. Tenha um planejamento sólido

Um ponto chave para otimizar o tempo no trabalho é ter planejamento. Saber quais as metas gerais, quais os objetivos a serem alcançados e quais tarefas precisam ser executadas no curto, médio e longo prazos ajuda a dar continuidade ao trabalho. Além disso, organiza a rotina de atividades e torna mais produtiva a vida do profissional.

O planejamento geral deve ser feito pelas coordenações de área das empresas, junto às chefias. No entanto, planejamentos específicos de setores e projetos podem ser feitos por subcoordenadores. De acordo com a dinâmica de trabalho, é possível a elaboração de planejamentos anuais e mensais para cada funcionário.

Os planejamentos devem ser revisados periodicamente, para que as metas sejam avaliadas. Em caso de não cumprimento, é fundamental analisar o que prejudicou o processo.

2. Estabeleça metas diárias

Com base no planejamento do seu setor ou da sua empresa, estabeleça as suas metas pessoais semanais e diárias. Faça o mesmo com os seus subordinados.

Chegar para um dia de trabalho com objetivos de trabalho organizados torna a rotina mais dinâmica. Além disso, à medida que as atividades vão sendo terminadas, é possível ter aquela sensação de dever cumprido, ainda que em pequenas doses, o que estimula a continuidade do trabalho.

3. Aprenda a delegar tarefas

Uma boa gestão de empresas depende muito da capacidade de delegar tarefas, saber o momento de transferir uma atividade para outra pessoa realizá-la, monitorar a sua execução e avaliá-la no momento adequado.

Centralizar todas as etapas da produção faz com que você fique sobrecarregado e não dê conta de cumprir as suas obrigações no tempo estipulado e com a qualidade esperada.

Lembre-se de que delegar tarefas não é eximir-se das responsabilidades. É preciso saber cultivar o desapego e ter confiança nos profissionais subordinados para que esse processo aconteça da melhor forma possível. E claro, você sempre terá o feedback sobre o resultado final da tarefa delegada.

4. Use ferramentas de controle de tempo

Uma dica interessante para quem tem dificuldade de concentração é fazer o uso de ferramentas de controle de uso de tempo. Um dos métodos mais conhecidos é o Pomodoro.

Por meio de aplicativos de celular e sites de acesso gratuito, é possível dividir o seu dia de trabalho em períodos de tempo para a realização de tarefas e pequenos intervalos de descanso, que variam de 5 a 15 minutos.

Neste post, vimos 4 dicas para otimizar o tempo no trabalho. Passamos desde aspectos mais amplos, sobre o planejamento da empresa, até o uso de ferramentas individuais, que podem ser apropriadas por cada funcionário para melhorar o controle do tempo na realização de uma atividade.

Gostou das nossas dicas para otimizar o tempo no trabalho e sobre como isso pode dinamizar a gestão de empresas? Então, continue por dentro das novidades seguindo a nossa página no Facebook!