Você sabe o que é DDS? É uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para a prevenção de acidentes e conscientização dos colaboradores para a adoção de práticas mais seguras no ambiente de trabalho.

Por isso, vamos esclarecer o que é DDS, mostrar a sua importância para as empresas e algumas dicas de como utilizá-lo. Confira!

O que é Diálogo Diário de Segurança (DDS)?

O DDS é uma ferramenta antiga, que foi desenvolvida na década de 90 com o objetivo de transformar o ambiente de trabalho em um local mais seguro para os colaboradores. Consiste em pequenas reuniões diárias, geralmente com duração de 5 a 15 minutos, realizadas no próprio ambiente de trabalho, antes do início da jornada.

Nesse tempo, os colaboradores são orientados sobre o local de atividades, uso de EPIs e outros equipamentos que serão utilizados no ambiente de trabalho. Também são abordadas as medidas de segurança que devem ser adotadas e os potenciais riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

O Diálogo Diário de Segurança é uma medida preventiva que visa evitar danos à saúde dos colaboradores ao promover um ambiente de trabalho mais seguro por meio da divulgação e coleta de informações e conscientização dos membros da empresa.

Quais os benefícios do DDS para a minha empresa?

O DDS traz vários benefícios para os colaboradores e também para as empresas. Então, confira quais são os principais benefícios de utilizar essa estratégia e, dessa forma, compreenda o porquê dela ser importante e necessária para promover um ambiente de trabalho seguro.

Redução de custos

O DDS ajuda a prevenir acidentes e a evitar doenças ocupacionais. Dessa forma, há uma redução de custos com assistência médica, indenizações e multas trabalhistas, baixa taxa de absenteísmo e rotatividade de colaboradores.

Maior satisfação dos colaboradores

Com um local mais saudável, seguro e com baixo risco de acidentes, é criado um ambiente e clima organizacional mais propício para o aumento da satisfação dos colaboradores.

Menos acidentes de trabalho

Por meio do diálogo há uma melhoria na comunicação e na divulgação de informações que evidenciam a importância da adoção de medidas preventivas de segurança. Com isso, há menos acidentes no ambiente de trabalho.

Maior comprometimento e conscientização

Ao abrir espaço para o diálogo com a equipe, os colaboradores se sentem mais motivados, o que gera neles um sentimento de maior comprometimento com o trabalho e com a empresa. Além de conscientizá-los sobre práticas importantes para garantir a segurança e a saúde dos colaboradores.

Aumento da produtividade

É possível melhorar e aumentar a produtividade dos colaboradores bem como os resultados organizacionais a partir da oferta de um ambiente de trabalho saudável e seguro. Pois assim ele sabe que sua saúde e qualidade de vida não estão em risco.

Como o DDS é realizado na empresa?

Antes de iniciar o diálogo, explique para os colaboradores o que é o DDS e qual a sua importância para o ambiente de trabalho. Crie um roteiro sobre os assuntos a serem abordados nas reuniões. Lembre-se de que os DDS devem ser curtos e objetivos.

Durante os diálogos, utilize uma linguagem de fácil compreensão por parte dos colaboradores e permita que todos emitem a sua opinião para melhorar a segurança no ambiente de trabalho.

Traga profissionais da área ou de nichos similares para participar das reuniões. Isso trará mais credibilidade entre os colaboradores. Por fim, documente a presença dos colaboradores e os assuntos abordados, pois o registro auxiliará o gerenciamento do DDS, ou seja, você saberá quais foram os temas abordados e, assim, poderá definir os próximos temas.

Agora deu para entender o que é DDS, não é mesmo? A sua simples adoção é capaz de reduzir custos, melhorar a satisfação dos colaboradores, diminuir a quantidade de acidentes no trabalho, aumentar a produtividade da empresa, entre outros benefícios.  

Agora que você sabe o que é DDS, que tal colocar em prática agora mesmo essa estratégia para garantir a segurança no ambiente de trabalho da sua empresa? Quais são as ações preventivas e educativas que a sua corporação adota? Ela já tem utilizado o DDT? Conte para a gente e deixe seu comentário no post!