De acordo com o disposto na Lei 8.213/91, é considerado como acidente de trabalho toda a lesão corporal ou perturbação funcional que cause perda, redução da capacidade de trabalho ou ainda morte, em razão da execução de atividades laborais em uma empresa. Neste sentido, a grande dúvida dos empresários é: tem como evitar acidentes de trabalho?

Diversos fatores estão relacionados aos acidentes de trabalho, eles vão desde a falta de atenção até as condições inadequadas do ambiente. Geralmente, a empresa é considerada responsável e tem a obrigação de indenizar o colaborador que sofre o acidente.

Neste sentido, é importante conhecer algumas boas práticas que vão ajudar a reduzir o risco dentro da sua empresa, oferecendo mais segurança tanto para os funcionários quanto para a própria organização. Acompanhe e entenda!

1. Treine os seus funcionários

Como mencionamos, a falta de atenção, normalmente atrelada à falta de treinamento, é um dos grandes causadores dos acidentes de trabalho. Dessa forma, é imprescindível que a empresa invista na capacitação dos seus funcionários.

Além de saber como lidar com máquinas é preciso que eles tenham um preparo para lidar com situações de risco e imprevistos, agindo de forma segura e evitando atitudes que possam representar danos físicos para o operador.

O treinamento é o primeiro ponto chave para evitar acidentes de trabalho dentro da sua empresa, por isso, invista nessa dica e garanta que os seus funcionários estejam preparados para lidar com os equipamentos de trabalho de maneira adequada.

2. Avalie as condições de trabalho

Outro aspecto que merece atenção dos gestores são as condições de trabalho oferecidas aos funcionários. Será que as instalações da empresa estão adequadas às necessidades e garantem a segurança da sua equipe?

Ambientes inadequados podem aumentar o risco de acidentes, representando ameaças financeiras para o negócio e físicas para os funcionários.

3. Conheça as normas de segurança

O gestor é responsável por oferecer todos os elementos que garantam a segurança dos seus colaboradores. Nesse sentido, é importante que o empresário conheça as normas e saiba como colocá-las em prática na sua empresa.

Dessa forma, busque informações sobre as normas de segurança, entenda como elas estão alinhadas com o seu negócio e invista em boas práticas voltadas para o bem-estar e proteção dos seus colaboradores.

4. Ofereça todos os equipamentos de segurança

Por fim, outro fator relacionado à segurança e que minimiza consideravelmente o risco de acidentes de trabalho é o uso de equipamentos de segurança. Dessa maneira, o empresário precisa estar ciente de que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são imprescindíveis.

Além de disponibilizar esses equipamentos aos funcionários é necessário oferecer um treinamento e, inclusive, conscientizar os colaboradores acerca da importância de utilizar esses EPIs na rotina.

Afinal, a maior parte dos acidentes de trabalho não são causados pela falta de equipamento, mas, sim, porque os funcionários não utilizam os EPIs oferecidos pelas empresas.

Percebeu como evitar acidentes de trabalho na sua empresa não é algo tão difícil? A segurança no ambiente organizacional é um fator que causa um impacto significativo no negócio. Investir em boas práticas e reduzir riscos pode oferecer maior qualidade dentro do ambiente laboral, além de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional.

Você gostou deste artigo? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude outros gestores a descobrirem como evitar acidentes de trabalho nas suas empresas, minimizando riscos e qualificando os serviços prestados.