Se algum colaborador digitou no Google “erro 401 eSocial como resolver”, isso significa que esse é um dos obstáculos que os profissionais de RH estão enfrentando ao lidar com a nova plataforma. Obrigatório para a maior parte das empresas brasileiras, o eSocial vem tornando a vida dos empregadores muito mais fácil. Contudo, até que a adaptação seja completa, existem os naturais acidentes de percurso.

Um desses percalços é justamente o erro 401, que consiste em uma irregularidade detectada por conta de um Registro de Evento Trabalhista (RET). Portanto, sua causa principal são erros nos dados enviados, que devem ser corrigidos antes de serem transmitidos. Veja na sequência o que fazer para solucionar esse impasse!

Identifique o texto indicando o código

A primeira providência em se tratando de erro 401 eSocial é encontrar o código relativo ao dado informado de forma equivocada. Perceba que o erro 401 é uma categoria mais ampla de erro, na qual está contida uma outra lista. Essa lista, por sua vez, enquadra todos os tipos de erros nos chamados Eventos, e recebem uma numeração que vai do 0201 ao 0300.

Logo, sempre que ocorrer um erro 401, você verá uma série de linhas de comandos, entre os quais está o <cdResposta>. É nele que estará caracterizado o erro 401, que é especificado por um outro comando, o <ocorrencia>, seguido pelo <codigo> e <descricao>.

Um exemplo de erro e sua respectiva descrição é:

<codigo>216</codigo>

<descricao>O Vínculo Trabalhista Já se encontra sob aviso prévio no período. Ação Sugerida: Não pode haver outro evento de AVISO PRÉVIO para o mesmo vínculo, salvo se houver o respectivo evento de CANCELAMENTO DE AVISO PRÉVIO com data anterior a data do novo evento de AVISO PRÉVIO.</descricao>

Veja a ação sugerida

Uma vez que você tenha identificado o código, deverá anotar o número para, em seguida, consultar a solução no autoatendimento disponibilizado pelo eSocial. Portanto, o que você deverá fazer é simplesmente seguir a “Ação Sugerida” pela própria plataforma ao detectar o erro e o código a ele relacionado.

Realize o procedimento de correção

Repare que, dependendo do código do erro informado, você deverá acessar áreas distintas da plataforma eletrônica do eSocial. Portanto, você precisará saber onde deverá reinserir as informações para cada evento do eSocial. Alguns exemplos de eventos são o S-1000 — Informações do empregador/contribuinte, S-1030 — Tabela de Cargos/Empregos Públicos e todos que começam pela sigla “S”.

Entre em contato com o responsável

Como você pôde perceber, para quem não tem tanta prática no manejo da plataforma, pode ser difícil saber que ação tomar, mesmo que a própria plataforma informe o que fazer. Nesse caso, além do apoio do responsável pela parte de TI em sua empresa, é altamente recomendável contar com suporte técnico. É ele que fornecerá as ferramentas necessárias para que a falha não venha a se concretizar.

Sendo assim, e para que o erro não aconteça novamente, uma engenharia de segurança do trabalho pode ajudar. Ela fornecerá soluções no sentido de automatizar tarefas e, assim, evitar o indesejado dilema e a consequente busca no Google: “erro 401 do eSocial como resolver”.

Se você está decidido a não passar mais sufoco com o eSocial, nós temos a solução perfeita. Faça contato agora mesmo para saber mais!